Complexo de energia eólica na Paraíba é anunciado por empresa da Espanha
29/06/2018 14:54 em O que acontece..

Até 2023 empresa diz que 18 parques eólicos vão ser instalados próximos a cidade de Santa Luzia.

A empresa Neoenergia, filial da empresa espanhola Iberdrola especializada em energia eólica, anunciou na quarta-feira (27) a instalação de um complexo eólico na Paraíba que deve gerar um energia elétrica total de 565 megawatts (MW). Uma área próxima à cidade de Santa Luzia, a cerca de 260 km de João Pessoa, vai receber 15 parques eólicos e se juntarem aos três que já estão em atividade na Paraíba.

De acordo com a empresa, a previsão é de concluir as intervenções e fornecer energia eólica até 2023 na Paraíba. O município de Santa Luzia foi escolhido porque, segundo a Neoenergia, se trata de uma das áreas com maior potencial eólico do continente americano.

Ainda segundo informações da empresa, o complexo eólico da Paraíba operado pela Iberdrola será o maior complexo do grupo espanhol na América Latina. Atualmente a empresa opera com três parques eólicos que produzem 94,5 MW. Com a conclusão da instalação do complexo, com mais 15 parques, a produção de energia eólica vai ser acrescida em 471 megawatts (MW) de capacidade instalada, totalizando 565,5 MW.

Por fim, a empresa explicou que o projeto terá papel fundamental na criação da oferta de empregos não só na Paraíba, mas na região Nordeste. A estimativa feita pela Neoenergia é de que pelo menos 1.200 pessoas sejam contratadas para a construção das instalações. Além dos empregos diretos, as turbinas que serão usadas no complexo vão ser feitas em uma fábrica em Camaçari, na Bahia.

Para a presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Tatiana Domiciano, a Paraíba tem se destacado com potencial de ser um dos grandes polos de geração de energia limpa do Brasil. No sentido de atrair mais investimentos no setor, a Cinep, a serviço do governo da Paraíba tem realizado investimentos estratégicos em infraestrutura hídrica e rodoviária

 

"Com o objetivo de atrair novos investimentos e fomentar essa política, no início deste ano lançamos o Atlas Eólico da Paraíba, que mostra detalhadamente os regimes de vento no Estado, indicando as áreas com maior potencial", explicou.

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS