Juliette continua elogiando o trabalho de investigação que Felca fez na produção do vídeo em que o influenciador reuniu casos de adultização de crianças nas plataformas. “Ele fez quase uma investigação com detalhes de uma forma que todo mundo conseguiu ver, entender, não que não não fosse explícito, mas muito bom”.A paraibana ainda continua falando o quanto o vídeo foi importante para movimentar o legislativo. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), publicou uma mensagem em suas redes sociais neste domingo (10) afirmando que vai pautar nesta semana projetos sobre proteção de crianças em redes sociais. Juliette diz que espera uma mudança nas leis sobre exposição de crianças na internet.
“Eu quero muito que haja uma mudança de legislação mesmo, que haja limites sobre a exposição de crianças na internet. Porque o que acontece no Brasil é uma loucura e parece que as pessoas vão ficando anestesiadas”.
Investigação do Ministério Público
Desde a sexta-feira (8), a conta de Hytalo Santos no Instagram está fora do ar, após o humorista Felca ter denunciado suposta exploração de menores de idade feita pelo paraibano.
"O que ele fazia não necessariamente era em relação a criança. 'Olha, o senhor emancipa o adolescente que eu vou custear o colégio da pessoa, etc', não. Mas, por exemplo, há informes de que ele dava iPhones, alugava casa (para os familiares)...", ressaltou.
O g1 entrou em contato com a defesa de Hytalo Santos, que não respondeu até a última atualização dessa reportagem.
Emancipação é o ato que concede a um menor de idade, entre 16 e 18 anos, a capacidade civil plena, permitindo que ele pratique todos os atos da vida civil como se fosse maior de idade, por exemplo, assinar contratos, comprovar e vender bens, entre outros.
Conforme o promotor, cerca de 17 adolescentes menores de idade participam desses vídeos produzidos por Hytalo Santos. O promotor disse que conseguiu ouvir grande parte deles durante o processo e que os ouvidos eram todos emancipados.
As investigações por parte do promotor João Arlindo, que é de João Pessoa, começaram, segundo ele, após denúncias anônimas ao Ministério Público, no final do ano de 2024. A expectativa é de que o relatório final seja concluído na próxima semana.
O MP também investiga os pais dos adolescentes que apareciam nos vídeos de Hytalo Santos. Segundo a promotoria, os responsáveis podem ter se omitido na proteção dos filhos, o que, caso as denúncias sejam confirmadas, pode configurar responsabilidade pela exposição indevida e pelos danos causados aos menores.
Denúncia de Felca
Na quarta-feira (6), o youtuber Felca, que tem mais de 5,4 milhões de inscritos no Youtube, citou em um vídeo, que já alcançou mais de 26 milhões de visualizações, a atuação de Hytalo Santos na criação de conteúdos com menores de idade nas redes sociais. Entre os exemplos utilizados por ele no vídeo, está o de Kamyla Santos. Ele diz que ela é usada pelo influenciador paraibano para lucrar e que a imagem dela, mesmo sendo uma menor de idade, com 17 anos, é explorada sensualmente.
“É, Hytalo, quanto mais novo melhor, né? Quanto mais novo mais alto o valor que o tigrinho paga para anunciar”, ressaltou
Especificamente sobre Kamyla, Felca diz que ela se desenvolveu desde a adolescência até quase a maior idade no meio de produção de conteúdo de Hytalo, que expõe ela a produzir conteúdos inclusive com cunho sexual, como ele mostra nos cortes das publicações do paraibano.
Felca traz diversos cortes de vídeos de Kamyla, inclusive sem roupa, com outros menores de idade, sendo observados por adultos em cenas sensuais. Ele alega que o comportamento da jovem é condicionado pelo conteúdo de Hytalo e isso influencia outras crianças e jovens que consomem.
“Qual a problemática maior aqui, além deles serem adolescentes, não estarem com o lobo pré-frontal desenvolvido e não terem a mínima ideia do que é um relacionamento e as consequências de suas ações, a problemática maior é que dentro do público do Hytalo Santos existe adolescentes que assistem pra ver a realidade e são influenciados por ela, existem mães de filhos que assistem por qualquer motivo, mas existe também nesse público homens adultos e, vou te falar uma coisa, esses homens, não assistem pelas dinâmicas divertidas”, disse.
Uma das contas da também influenciadora Kamyla Santos, que faz conteúdos para as redes sociais com Hytalo Santos, também está fora do ar até a última atualização desta matéria.
O youtuber também traz vários trechos de vídeos publicados nas redes sociais de Hytalo com jovens e faz críticas sobre isso. Ele chega a falar, inclusive, sobre possíveis rendimentos obtidos pelo paraibano com o Jogo do Tigrinho.