Coronavírus: governo da PB divulga cartilhas para comércio, escolas e mais quatro setores
02/07/2020 10:45 em O que acontece..

Segmentos de estética e beleza, automotivo e infraestrutura também têm recomendações de protocolos sanitários específicos, além da população em geral.

O Governo da Paraíba divulgou, nesta quarta-feira (1º), os protocolos sanitários que devem ser adotados para a efetivação do ‘Plano Novo Normal PB’, que mostra a sinalização de cada um dos 223 municípios paraibanos durante a pandemia de Covid-19. A intenção as medidas é repassar as recomendações para o funcionamento dos setores de estética e beleza, escolas e cursos de formação cultural, automotivos, comércio e infraestrutura, além de uma cartilha para a população.

 

As ações propostas pelos documentos foram elaboradas com base em orientações técnicas e legais referentes à prevenção e o controle do novo coronavírus no Brasil, a partir de experiências positivas de outros estados e municípios.

“Para que possamos chegar à meta, que é a bandeira verde, é preciso adaptar as atividades da sociedade civil. E, para isso, o Estado passa a publicar cartilhas com orientações específicas de cada setor, explicando como deve ser o funcionamento de forma protegida em alinhamento com cada uma das bandeiras”, esclareceu o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi.As cartilhas mostram, em geral, o protocolo sanitário adequado e específico para cada setor, conforme as suas particularidades.

Cartilha para a população

A cartilha voltada à população contém recomendações sobre uso do transporte público; uso, lavagem e descarte corretos das máscaras; cuidados em casa; e de ações de isolamento para pessoas com sintomas de contaminação pela Covid-19.

Cartilha para o comércio

A cartilha para o comércio indica recomendações de distanciamento social; higiene pessoal; limpeza de ambientes; e comunicação.

As orientações variam para lojas, shoppings, galerias; comércios atacadista e varejista; venda direta; e de porta em porta.

Cartilha para escolas e cursos de formação cultural

A cartilha com recomendações para escolas e cursos de formação cultural apontam medidas de distanciamento social; higiene pessoal; limpeza de ambientes; comunicação; e monitoramento de condições de saúde.

Cartilha para setores de beleza e estética

A cartilha com recomendações para segmentos de estética e beleza também indicam medidas de distanciamento social; higiene pessoal; limpeza de ambientes; comunicação; e monitoramento de condições de saúde.

Cartilha para segmento automotivo

A cartilha com recomendações para o setor automotivo aponta ações de distanciamento social; higiene pessoal; limpeza de ambientes; comunicação; e monitoramento de condições de saúde.

As medidas variam para estabelecimentos que realizam a manutenção, produção e distribuição de veículos automores.

Cartilha para setor de infraestrutura

A cartilha com recomendações para o setor de infraestrutura orienta sobre ações de distanciamento social; higiene pessoal; limpeza de ambientes; comunicação; e monitoramento de condições de saúde.

As medidas são recomendadas para a construção civil , energia elétrica, gás natural e/ou gás liquefeito de petróleo - GLP, saneamento, limpeza urbana e resíduos sólidos.

FONTE:https://g1.globo.com

 
COMENTÁRIOS